Rede sociais X mídia tradicional

Costuma-se dizer que várias formas de mídia social existem desde o início da humanidade, quando os seres humanos começaram a se comunicar. Mais recentemente, no entanto, o termo mídia social foi usado para descrever vários aplicativos baseados na Internet que permitem a criação e a troca de conteúdo gerado pelo usuário.

As redes sociais não são usada apenas pelos indivíduos para manter contato com os amigos, mas também pelas marcas como um meio eficaz de interagir com seu público. Elas causaram tanto impacto que consideramos uma ferramenta necessária no arsenal de marketing de qualquer empresa.

A redes sociais (como Facebook, Twitter, Instagram etc.) difere da mídia tradicional (jornais, televisão, rádio etc.) de várias maneiras. Por esse motivo, possui várias vantagens distintas quando comparado à mídia tradicional.

Localizar, Converter, Manter

O marketing tradicional prioriza a descoberta e a conversão de novas perspectivas, mas coloca menos ênfase em manter esses novos clientes. O marketing de redes sociais mudou esse modelo, priorizando a retenção e permitindo que os clientes retidos encontrem e convertam para você através do boca a boca.

Para colocar isso em perspectiva, podemos comparar um anúncio de televisão com uma campanha de curto prazo do Facebook. O comercial de televisão enfatiza mais a atenção de clientes em potencial e faz um esforço para convencê-los a comprar seus produtos ou serviços. No entanto, o anúncio de televisão dá pouca ou nenhuma ênfase à retenção desses clientes recém-convertidos.

A campanha do Facebook, por outro lado, coloca ênfase em atrair a atenção de clientes em potencial e convertê-los, mas prioriza reter esses clientes usando várias técnicas interativas, incentivando fãs e seguidores a se tornarem “embaixadores da marca” e espalhar as boas notícias sobre seu produto ou serviço.

Fixo vs. Flexibilidade

A rede social oferece um nível de flexibilidade que a mídia tradicional não oferece. Por exemplo, depois que um artigo de um jornal é publicado, ele não pode ser retirado. O máximo que pode ser feito é publicar uma retratação em uma edição subsequente. A rede social permite a edição de conteúdo para se adequar a qualquer situação. Em nosso mundo de ritmo acelerado, é fácil ver como isso pode ser vantajoso.

Público vs. Comunidade

As redes sociais permitem que as marcas construam comunidades dedicadas a celebrar o que há de bom na marca, enquanto discernem o que não é tão bom, em um esforço para melhorar e evoluir constantemente. Por outro lado, a mídia tradicional apenas permite que uma marca construa uma audiência – um grupo de pessoas que obterá informações, mas não contribuirá para uma discussão.

Uma comunidade oferece um nível muito mais alto de interatividade quando comparada a uma audiência. Esse nível de interatividade talvez seja o principal fator de diferenciação das mídias sociais.

Conectividade vs. Interatividade

As redes sociais são interativas, enquanto as mídias tradicionais são passivas. O primeiro não apenas incentiva uma resposta de fãs e seguidores, mas exige isso. Elas tornam extremamente fácil para o seu público-alvo fornecer feedback e interagir constantemente com você. A mídia tradicional, por outro lado, não fornece prontamente os meios para o seu público interagir com sua marca e entre si. A mídia tradicional promove a conectividade, não a interatividade.

Essas são apenas algumas das muitas distinções entre a mídia tradicional e a mídia social. É fácil ver como as redes sociais podem ser vantajosas para qualquer empresa do século XXI.

E nós oferece serviços de gerenciamento de redes sociais para obter os resultados que você merece. Gostaríamos muito de levar sua marca para o próximo nível! Acesse nossa página de contato ou ligue para (62) 9 8220-4006. Gostaríamos muito de ouvir você!

Author avatar
Mario Victor

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *